Meu Filho você é muito importante para nós!!!




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Aspectos científicos da prece

Aspectos científicos da prece

Nem todos sabemos orar de forma a que a nossa prece se eleve em busca das forças mais altas do universo.

Quem muito bem explica essa questão é o conceituado escritor Torres Pastorino, no livro Técnica da Mediunidade, que esclarece, sob a luz da física, do magnetismo e da biologia, como os fenômenos de comunicação entre a dimensão material e a espiritual acontecem, manifestando-se através de vibrações e ondas. Vejamos:

"As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de pensamento. Quanto mais fortes e elevados os pensamentos, maior a frequência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice-versa.

O que eleva a frequência vibratória do pensamento é o amor desinteressado; abaixa as vibrações tudo que seja contrário ao amor: raiva, ressentimento, mágoa, tristeza, indiferença, egoísmo, vaidade, enfim qualquer coisa que exprime separação e isolamento.

Em física estudamos as ONDAS AMORTECIDAS, assim chamadas porque atingem rapidamente um valor máximo de amplitude, mas também rapidamente decrescem, não se firmando em determinado setor vibratório. São produzidas por aparelhos de 'centelha', que intermitentemente despedem fagulhas, chispas, centelhas, mas não executam uma emissão regular e fixa em determinada faixa. Produzem efeito de 'ruídos'.

No cérebro, ondas amortecidas são as produzidas por cérebros não acostumados à elevação, mas que, em momentos de aflição, proferem preces fervorosas.

A onda se eleva rapidamente, mas também decresce logo a seguir, pois não tem condição para manter-se constantemente em nível elevado, por não estarem a ele habituados. São pessoas que, geralmente, se queixam de que 'suas preces não são atendidas'. De fato, produzem 'ruído', mas não conseguem sustentar-se em alto nível, não atingindo, pois, o objetivo buscado.

(...) Ondas longas são todas as superiores a 600 metros de comprimento. Caminham ao longo da superfície terrestre e têm pequeno alcance. Ondas médias são as de comprimento entre 150 e 600 metros. Caminham em parte ao longo da superfície, mas também se projetam para as camadas superiores da atmosfera. Têm alcance maior que as anteriores, embora não muito grande. Ondas curtas são as que variam entre 1,0 e 150 metros. Rumam para a atmosfera superior e são captadas de 'ricochete'. Têm alcance muito grande, podendo ser captadas facilmente até nos antípodas. Ondas ultracurtas são todas as que forem menores que 10 metros. Muito maior alcance e força, ecoando nas camadas superiores da atmosfera.

Tudo isso nos faz compreender a necessidade absoluta de mantermos a mente em 'ondas' curtas, isto é, com pensamentos elevados, para que as nossas preces e emissões possam atingir os espíritos que se encontram nas altas camadas.

As ondas longas, de pensamentos terrenos e baixos, circulam apenas pela superfície da Terra, atingindo somente os sofredores e involuídos, ou as próprias criaturas terrenas. Qualquer pensamento de tristeza, de ressentimento ou de crítica abaixa as vibrações, não deixando que nossas preces cheguem ao alvo desejado.

A prece não pode, científica e matematicamente, atingir os planos que desejamos, quando estamos 'desintonizados'."

OBS. Esse livro Técnica da Mediunidade não é mais editado há muito tempo, mas pode ser "baixado" gratuitamente na Internet.

A oração nos predispõe à paz,

ao amor, e abre canais para o "Mais Alto", permitindo que sejamos invadidos por júbilos indefiníveis.

Também mobiliza o auxílio que solicitamos,

desde que tenhamos merecimento e não haja impedimentos cármicos.

Diante da importância da oração e ante o momento crítico da humanidade e do nosso planeta que ora vivenciamos, o que nos cabe fazer? Certamente, orar e vibrar pela Terra.

Procuremos, então, orar e vibrar pela Terra sempre que lembrarmos, seja a que hora for, seja onde for.

As orações-vibrações são tão importantes para o planeta quanto para quem as faz porque relaxam, acalmam, harmonizam os ritmos internos, mudam estados de espírito, tornando-nos mais fraternos e mais confiantes, de bem com a vida.

Aproveitemos as horas vazias, quando no engarrafamento do trânsito, ao tomar banho, nos intervalos comerciais da tevê, ou qualquer outro, para orar ou simplesmente vibrar pela Terra.

Sugerimos aos grupos espiritualistas que orem sempre pelo nosso planeta e pela humanidade, no início ou no encerramento das reuniões. Essa é uma força vibratória de que a humanidade deste período de transição está muito necessitada.

Para facilitar, apresentamos a seguir algumas das orações-vibrações no formato de visualizações e mentalizações, que fazem parte do programa Orando pela Terra, e ao final de cada uma um link para a mesma oração gravada em ÁUDIO.

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cada ser é responsável pela sua caminhada

 

Cada ser é responsável pela sua caminhada
Mensagem de Arcanjo Metatron
 Canalização de Sandra M. Luz
21/01/2014

Ouvi esta frase por duas vezes, uma com Metatron e outra com os Irmãos Pleiadianos a pouco, então pedi a Metatron para escrevermos sobre isto.

Quando despertamos para o motivo verdadeiro de estarmos aqui neste planeta chamado Terra, uma força interna nos faz querer que muitos outros também desperte e conheça a sua verdade interna.

Quanto mais vamos aprendendo mais vamos querendo que tudo mude ao nosso redor, e que todos entendam o que estamos querendo dizer, sentindo e ainda queremos que todos mudem tão rápido ou mais como nós estamos mudando.


E então a gente percebe que tudo vibra em frequências diferentes. Que cada ser responde como sabe, de acordo com seus registros internos e que fará as suas mudanças no seu tempo e não no nosso.

Hoje tenho consciência de o que é fácil para mim é extremamente complicado para alguns, mas ainda assim, é possível todos os seres fazerem suas mudanças internas.

Quando nos tornamos um canal junto a seres de luz, passamos a transmitir informações para ajudar no caminhar de cada ser que nos procura.

Recordo quando Metatron disse qual era minha missão e respondi a Ele, que Ele tinha se enganado e que provavelmente era outra Sandra que prometeu cumprir esta missão e Ele me respondeu: o Criador jamais se engana. Então eu disse a Ele: mais esta tarefa é muito difícil e então Ele novamente me disse, por isto estou junto a ti, este é o desejo do Criador e será cumprido.

Bem, depois de ouvir tudo isto, resolvi acreditar e quanto mais eu acreditava e seguia as orientações que recebia, mas milagres e mistérios aconteciam em minha vida.

Recebemos ajuda constante, mas a responsabilidade por nossa caminhada é toda nossa.

Cada decisão que tomamos, cada pensamento, sentimento e ação que criamos são devidamente registrados em nosso interior e muda nossa realidade, trazendo uma resposta a tudo que fazemos.Paro por um instante e olho para a foto de Metatron e me conecto a Ele e então começo a ouvi-lo...Cada ser traz suas lições a serem aprendidas solicitadas por ele.Cada ser fará seu caminho e atrairá aquilo que vibrou, portanto ninguém será responsável por sua caminhada e pelo que encontrará nesta estrada a não ser ele mesmo.Esta frase é forte, mas necessária para refletirmos o que estamos fazendo de nossas vidas.Muitas pessoas ainda desejam que outros resolvam seus problemas, transferindo a responsabilidade de suas vidas para outras pessoas.Aprendi com Metatron que podemos fazer apenas a nossa parte, a parte do outro é do outro.Ele diz, exatamente minha querida a justiça divina é perfeita e cada ser será responsável por sua caminhada, ninguém mais.A ajuda que todos estão recebendo é imensurável, para que todos tenham a oportunidade de caminhar, aprender e evoluir.Nenhum ser poderá dizer que não foi ajudado ou que foi esquecido ou desamparado. Um pensamento, um sentimento vindo de seu ser, promoverá amparo imediato das hierarquias superiores.Portanto, aqueles que continuam sentindo-se como vitimas ou aqueles que continuam levando dor e sofrimento aqueles que são inocentes, comprometerão suas próximas jornadas ainda mais.Lembrem-se meus queridos, quanto mais forem gratos a tudo que recebem mais bênçãos receberão.Sejam gratos, abençoe tudo em sua vida, reconheça a ajuda que recebem.Suas vidas estão sendo melhoradas, equilibradas, harmonizadas por todas as bênçãos que estão recebendo.Procurem sair da energia de apenas "querer receber" e cultivem a energia de "querer doar".Vocês receberam irradiações de energias que ajudaram a despertar seus poderes e virtudes divinas, portanto usem estes poderes para ajudar aqueles que precisam.Reconheça sua divindade e comande sua vida com o poder da coragem, da confiança e com as virtudes da compaixão, da benevolência e da flexibilidade.O mundo novo que os espera necessita que vocês usem a chave do amor para que ele seja aberto.Viva a sua verdade e deixe que cada ser seja responsável por sua caminhada.EU SOU Metatron, e compartilho esta verdade.

É permitido compartilhar esta mensagem em site e blog desde que seja respeitado o texto original e os créditos ao autor.
sandramluz2010.blogspot.com
sandramluz2011@gmail.com

 
 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Mudança de Hábitos

Mudança de Hábitos

Está na hora de acordarmos para a realidade que bate à nossa porta:

 A Transição Planetária.

O que isso significa???

Que é o momento de colocarmos a evolução espiritual acima dos bens materiais. É claro que precisamos ter um lugar para morar, um emprego, diversão, mas tudo isso não adianta se não buscarmos coisas que nos alimentem espiritualmente, que nos ajude a buscarmos a Fé, a Esperança, a Luz, a Fraternidade e o Amor que nos impulsionem para frente apesar de vermos tanta energia negativa e destruição ao nosso redor. Infelizmente a humanidade com seu livre arbítrio está seguindo pelo caminho mais difícil, o caminho do desamor por si e pelo seu semelhante. Então por isso o planeta está tentando, através de desajustes na natureza, expelir a energia negativa que está dificultando a Terra em sua ascensão para esferas mais altas.

Vamos fazer a nossa parte, pois como disse Jesus:

A cada um será dado segundo suas obras!

Beijusssssss, Irene
 
* * * * * * * * * *

Diante do Filho de Deus nos tornamos pequeninos

Todos nós, diante do Filho de Deus, muito amado, nos tornamos novamente pequeninos, pois Seu Amor transcende até mesmo a mente mais pura dentre nós.

Mesmo reconhecendo a incredulidade humana, ele retorna a todo instante e em muitos pontos do Planeta, dando testemunho de que vive, não está morto, e nem na cruz.

Ela representou apenas um símbolo utilizado na época, para o julgamento humano; não deveria ser tomada pelos homens como símbolo de dor e sofrimento, mas como símbolo do perdão que liberta de toda dor e sofrimento.

Quanto seria diferente a humanidade, se a tomassem como tal, e a trouxessem para suas vidas o exemplo de amor e perdão que Ele nos legou.

É somente esta mensagem que este Ser, Esplendoroso de Luz, nos trouxe e nos traz a todo instante, e nós, como Seus fiéis seguidores nos prostramos em gratidão a Deus, por havê-lo encaminhado, para seres ainda tão atrasados como somos. E como a gratidão se materializa no trabalho, cá estamos suplicando aos corações amorosos, que escutem Suas Palavras, meditem sobre elas e fazendo uso do livre-arbítrio, presente maior de Deus, busquem agir em consonância com Suas Leis.

Abandonai as velhas formas de viver, pois inaugura-se na Terra, novo tempo e a Transição Planetária mais uma etapa avança, obrigando a humanidade a refletir sobre os abismos que construiu para si mesma.

Que a Presença do Mestre Jesus nos seja eternamente O Farol a guiar.

Que a paz seja entre nós.

Maria (psicografia)

Mãe de Jesus

GESH – 19/10/2013 – Vigília Abrigo Servos de Jesus – Vila Velha, ES – Brasil

Margarida – Agradecemos as Vossas palavras que vieram completar tudo que nos foi dito e aconselhado por Vosso Filho Jesus, nosso Irmão Maior.

Que Deus nos dê forças, coragem, resignação, paciência, para enfrentarmos os dias difíceis que teremos pela frente.
 
fonte: Extras e Intras

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

LEI DA DESTRUIÇÃO

     
 
 
A lei de destruição
 
 
Artigos Revistas
A Lei da Destruição, a primeira que se segue à Lei da Conservação, mostra-nos como tudo é necessário e se encadeia diante das leis planetárias que organizam a natureza. Construir e destruir fazem parte do progresso, desde que tudo seja realizado com critério.
Nos exemplos do cotidiano, vemos isso constantemente. Onde está uma casa num amplo terreno, nasce um edifício que abriga dez, quinze, vinte vezes mais famílias do que a residência unifamiliar. É o progresso adaptando-se ao desenvolvimento social porque mais pessoas reencarnam e têm tarefas a realizar no planeta.
O mesmo se dá no âmbito comandado pelos espíritos, quando determinam aos encarregados dos fenômenos da natureza que ajam sob seu comando. Portanto, vulcões, terremotos, maremotos, tsunamis, não são eventos desordenados, mas acontecimentos planejados com vista aos resgates coletivos, umas vezes, ou às imposições de progresso dos mundos, noutras vezes.
Quando Jesus acalmou a tempestade no Mar da Galileia, dava-nos uma amostragem do relacionamento entre os Espíritos Superiores e os operários da espiritualidade. Uns ordenam, outros obedecem. Os ventos, as chuvas e demais fenômenos climáticos são todos planejados e comandados pelos Espíritos. Nada acontece de maneira fortuita.
Observemos que nos diferentes reinos da natureza há uma perfeita integração. A orquídea sustenta-se no tronco da grande árvore, enquanto tira do ar o seu sustento. A erva chamada daninha tem muitas vezes propriedades farmacológicas, conhecidas ou não. Além disso, nascida no pé da árvore, cria sombra para a raiz desta para que o sol não a maltrate. Há um intercâmbio perfeito. A sua destruição deve obedecer a critérios definidos.
Entre os animais, há os predadores de cada espécie. A falta de um gera desequilíbrio no outro, aumentando a sua atuação ou tornando-os violentos, na busca do sustento. Se a cobra se alimenta de ratos, exterminá-los sem critério representa aumentar a população de serpentes famintas que terminarão por invadir as residências. O mesmo se dá em outros casos. Quando há baratas nas casas, por falta de higiene, são atraídos os escorpiões que delas se alimentam. A aranha come moscas, os pássaros comem insetos etc. Estudos informam que cada pássaro consome mais de cem insetos por dia. Se não fossem eles, teríamos ainda mais pernilongos, mosquitos e todo tipo de animais miúdos que eles consomem e, consequentemente, mais doenças.
A destruição obedece a critérios. Diz o povo que depois da tempestade vem a bonança, porque a chuva e o vento limpam as ruas e as matas, levando as pragas, removendo folhas secas e galhos mortos, para renovar a plantas. Uma poda natural.
O alimento é destruído na boca para chegar ao estômago e posteriormente transformar-se no sangue da vida; o trigo precisa ser triturado pelo inclemente moinho para se transformar no pão; a semente tem de morrer enterrada para gerar novas plantas. São destruições sábias e naturais. Por isso os orientais dizem que qualquer tolo saberá quantas sementes há numa fruta, mas só Deus conhece quantas frutas existem numa semente.
Neste mês de finados, época em que cultuamos os nossos mortos, vemos que esta lei também se aplica. Há a destruição dos corpos físicos para que os espíritos, diante do desencarne, reflitam e preparem-se para novas vidas na matéria. Os equívocos de uma reencarnação precisam ser reparados na seguinte.
O que não podemos aceitar é a destruição indiscriminada nascida da ganância dos homens. O desmatamento que prejudica o equilíbrio da natureza, a poluição dos rios pelo despejo de dejetos químicos e assemelhados, porque é tudo feito sem critério e causa danos. A matança de animais, muitas vezes como lazer, sem nenhuma utilidade. A maldade do tiro ao pombo, da tourada, da farra do boi, e que tais, não podem ter o nosso aval.
O que nós devemos mesmo destruir, e com critério, são os nossos vícios e defeitos. Temos de compreender que a destruição de uma falha se dá pela incorporação de uma virtude. Ninguém pode ser ao mesmo tempo humilde e orgulhoso, avarento e desprendido, ou ter quaisquer desses sentimentos opostos ao mesmo tempo. Ou se é manso ou se é violento; ou se é calmo ou se é impaciente.
Diz O Livro dos Espíritos que é preciso discernir entre as destruição necessária e a abusiva. Temos o exemplo das guerras, quando em nome da democracia, escravizam os países; em nome de Deus, combatemos as religiões; em nome da justiça, matamos um delinquente que deveria pagar sua pena com a realização de trabalhos, sem se constituir num peso para a sociedade, o que acontece nos sistemas atuais, no mundo inteiro. Esse tipo de destruição, longe de construir algo, gera ainda mais destruição.
A leitura atenta do capítulo mencionado, em O Livro dos Espíritos, nos dará diretrizes para uma vivência equilibrada, destruindo ou aceitando a natureza nos seus propósitos para a manutenção do equilíbrio do planeta e, consequentemente, das pessoas. O novo mundo já está se formando e espera muito a colaboração de todos nós.

O Livro dos Espíritos

Parte Terceira – Capítulo 6

Lei de destruição

Destruição necessária e destruição abusiva – Flagelos destruidores – Guerras – Assassinato – Crueldade – Duelo – Pena de morte

Destruição necessária e destruição abusiva

728 A destruição é uma lei natural?
– É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação e o melhoramento dos seres vivos.
728 a O instinto de destruição teria sido dado aos seres vivos por desígnios providenciais?
– As criaturas são os instrumentos de que Deus se serve para atingir os seus objetivos. Para se alimentarem, os seres vivos se destroem entre si com um duplo objetivo: manter o equilíbrio na reprodução, que poderia tornar-se excessiva, e melhor utilização dos restos do corpo. Mas somente o corpo é destruído, porque é apenas o acessório, e não a parte essencial. O princípio inteligente é indestrutível e se elabora nas diferentes metamorfoses1 que sofre.
729 Se a destruição é necessária para a regeneração dos seres, por que a natureza os cerca com meios de preservação e de conservação?
– Para que a destruição não ocorra antes do tempo preciso. Toda destruição antecipada dificulta o desenvolvimento do princípio inteligente; é por isso que Deus deu a cada ser a necessidade de viver e de se reproduzir.
730 Uma vez que a morte deve nos conduzir a uma vida melhor, que nos livra dos males desta, e, por isso, mais deveria ser desejada do que temida, por que o homem tem um horror instintivo que o faz temê-la?
– Já dissemos, o homem deve procurar prolongar a vida para cumprir sua tarefa; eis por que Deus lhe deu o instinto de conservação, que o sustenta nas provas; sem isso, muitas vezes se deixaria levar pelo desencorajamento. A voz secreta que o faz temer a morte lhe diz que ainda pode fazer alguma coisa para seu adiantamento. Quando um perigo o ameaça, é uma advertência para que aproveite o tempo e a morada que Deus lhe concede. Mas, ingrato! Rende mais vezes graças à sua estrela do que ao seu Criador.
731 Por que, ao lado dos meios de conservação, a natureza colocou ao mesmo tempo os agentes destruidores?
– O remédio ao lado do mal, já dissemos, é para manter o equilíbrio e servir de contrapeso.
732 A necessidade de destruição é a mesma em todos os mundos?
– É proporcional ao estado mais ou menos material dos mundos e cessa quando os estados físico e moral estão mais depurados. Nos mundos mais avançados as condições de existência são completamente diferentes.
733 A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens na Terra?
– A necessidade de destruição diminui e se reduz entre os homens à medida que o Espírito se sobrepõe à matéria; é por isso que se constata o horror à destruição crescer com o desenvolvimento intelectual e moral.
734 Em seu estado atual, o homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais?
– Esse direito é regido pela necessidade de prover a sua alimentação e segurança. O abuso nunca foi um direito.
735 O que pensar da destruição que ultrapassa os limites das necessidades e da segurança? Da caça, por exemplo, quando tem por objetivo apenas o prazer de destruir sem utilidade?
– Predominância dos maus instintos sobre a natureza espiritual. Toda destruição que ultrapassa os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Os animais destroem apenas de acordo com suas necessidades; mas o homem, que tem o livre-arbítrio, destrói sem necessidade; ele deverá prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, porque cede aos maus instintos.
736 Os povos que são muito escrupulosos com relação à destruição dos animais têm um mérito particular?
– É um excesso, mesmo sendo um sentimento louvável em si mesmo; se se torna abusivo, seu mérito é neutralizado pelos abusos de outras espécies. Há entre eles mais medo supersticioso do que a verdadeira bondade.

Flagelos destruidores

737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?
– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes, necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos. (Veja a questão 744.)
738 A Providência não poderia empregar para o aperfeiçoamento da humanidade outros meios que não os flagelos destruidores?
– Sim, pode, e os emprega todos os dias, uma vez que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. É o homem que não tira proveito disso; é preciso castigá-lo em seu orgulho e fazer-lhe sentir sua fraqueza.
738 a Mas nesses flagelos o homem de bem morre como o perverso; isso é justo?
– Durante a vida, o homem sujeita tudo ao seu corpo; mas, após a morte, pensa de outro modo e, como já dissemos, a vida do corpo é pouca coisa; um século de vosso mundo é um relâmpago na eternidade. Portanto, os sofrimentos que sentis por alguns meses ou alguns dias não são nada, são um ensinamento para vós e servirão no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, compõem o mundo real. (Veja a questão 85.) Esses são filhos de Deus e objeto de toda a sua solicitude; os corpos são apenas trajes sob os quais aparecem no mundo. Nas grandes calamidades que destroem os homens, é como se um exército tivesse durante a guerra seus trajes estragados ou perdidos. O general tem mais cuidado com seus soldados do que com as roupas que usam.
738 b Mas nem por isso as vítimas desses flagelos são menos vítimas?
– Se considerásseis a vida como ela é, e quanto é insignificante em relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Essas vítimas encontrarão numa outra existência uma grande compensação para seus sofrimentos se souberem suportá-los sem se lamentar.
Quer a morte chegue por um flagelo ou por uma outra causa, não se pode escapar quando a hora é chegada; a única diferença é que, nos flagelos, parte um maior número ao mesmo tempo.
Se pudéssemos nos elevar pelo pensamento, descortinando toda a humanidade de modo a abrangê-la inteiramente, esses flagelos tão terríveis não pareceriam mais do que tempestades passageiras no destino do mundo.
739 Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de vista físico, apesar dos males que ocasionam?
– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.
740 Os flagelos não seriam para o homem também provas morais que os submetem às mais duras necessidades?
– Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação à vontade da Providência, e até mesmo multiplicam neles os sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se não é dominado pelo egoísmo.
741 É dado ao homem evitar os flagelos que o atormentam?
– Sim, em parte, embora não como se pensa geralmente. Muitos dos flagelos são a conseqüência de sua imprevidência; à medida que adquire conhecimentos e experiência, pode preveni-los se souber procurar suas causas. Porém, entre os males que afligem a humanidade, há os de caráter geral, que estão nos decretos da Providência, e dos quais cada indivíduo sente mais ou menos a repercussão. Sobre esses males, o homem pode apenas se resignar à vontade de Deus; e ainda esses males são, muitas vezes, agravados pela sua negligência.
Entre os flagelos destruidores, naturais e independentes do homem, é preciso colocar na primeira linha a peste, a fome, as inundações, as intempéries fatais à produção da terra. Mas o homem encontrou na ciência, nos trabalhos de arte, no aperfeiçoamento da agricultura, na rotatividade das culturas e nas irrigações, no estudo das condições higiênicas, os meios de neutralizar ou de pelo menos atenuar os desastres. Algumas regiões, antigamente assoladas por terríveis flagelos, não estão preservadas hoje? Que não fará, portanto, o homem pelo seu bem-estar material quando souber aproveitar todos os recursos de sua inteligência e quando, aos cuidados de sua conservação pessoal, souber aliar o sentimento da verdadeira caridade por seus semelhantes? (Veja a questão 707.)

Guerras

742 Qual é a causa que leva o homem à guerra?
– Predominância da natureza selvagem sobre a espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie, os povos conhecem apenas o direito do mais forte; é por isso que a guerra é para eles um estado normal. Contudo, à medida que o homem progride, ela se torna menos freqüente, porque evita as suas causas, e quando é inevitável sabe aliar à sua ação o sentimento de humanidade.
743 A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
– Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus; então, todos os povos serão irmãos.
744 Qual o objetivo da Providência ao tornar a guerra necessária?
– A liberdade e o progresso.
744 a Se a guerra deve ter como efeito conduzir à liberdade, como se explica que tenha, muitas vezes, por objetivo e resultado a escravidão?
– Escravidão temporária para abater os povos, a fim de fazê-los progredir mais rápido.
745 O que pensar daquele que provoca a guerra em seu proveito?
– Esse é o verdadeiro culpado e precisará de muitas reencarnações para expiar todas as mortes que causou, porque responderá por todo homem cuja morte tenha causado para satisfazer à sua ambição.

Assassinato

746 O assassinato é um crime aos olhos de Deus?
– Sim, um grande crime; porque aquele que tira a vida de seu semelhante corta uma vida de expiação ou de missão, e aí está o mal.
747 O assassinato tem sempre o mesmo grau de culpabilidade?
– Já o dissemos: Deus é justo, julga mais a intenção do que o fato.
748 Perante Deus há justificativa no assassinato em caso de legítima defesa?
– Somente a necessidade pode desculpá-lo. Mas se o agredido pode preservar sua vida sem atentar contra a do agressor, deve fazê-lo.
749 O homem é culpado pelos assassinatos que comete durante a guerra?
– Não, quando constrangido pela força, embora seja culpado pelas crueldades que comete. O sentimento de humanidade com que se portou será levado em conta.
750 Qual é mais culpado diante da lei de Deus, aquele que mata um pai ou aquele que mata uma criança?
– Ambos o são igualmente, porque todo crime é crime.
751 Como se explica que alguns povos, já avançados do ponto de vista intelectual, matem crianças e isso seja dos costumes e consagrado pela legislação?
– O desenvolvimento intelectual não pressupõe a necessidade do bem; um Espírito Superior em inteligência pode ser mau. É aquele que viveu muito sem se melhorar: apenas sabe.

Crueldade

752 Pode-se ligar o sentimento de crueldade ao instinto de destruição?
– É o instinto de destruição no que há de pior. Se a destruição é, às vezes, uma necessidade, a crueldade nunca é; é sempre o resultado de uma natureza má.
753 Como se explica que a crueldade seja a característica predominante dos povos primitivos?
– Entre os povos primitivos, como os chamais, a matéria prepondera sobre o Espírito; eles se abandonam aos instintos bárbaros e, como não têm outras necessidades além da vida corporal, pensam somente em sua conservação pessoal, e é isso que os torna geralmente cruéis. Além do mais, os povos cujo desenvolvimento é imperfeito estão sob o domínio de Espíritos igualmente imperfeitos que lhes são simpáticos, até que povos mais avançados venham destruir ou enfraquecer essa influência.
754 A crueldade não vem da ausência do senso moral?
– Diremos melhor, que o senso moral não está desenvolvido, mas não que esteja ausente, porque ele existe, como princípio, em todos os homens; é esse senso moral que os faz mais tarde serem bons e humanos. Ele existe, portanto, no selvagem, mas está como o princípio do perfume está no germe da flor antes de desabrochar.
Todas as faculdades existem no homem em condição rudimentar ou latente. Elas se desenvolvem conforme as circunstâncias lhes são mais ou menos favoráveis. O desenvolvimento excessivo de uma faz cessar ou neutraliza o das outras. A superexcitação dos instintos materiais sufoca, por assim dizer, o senso moral, como o desenvolvimento do senso moral enfraquece, pouco a pouco, as faculdades puramente selvagens.
755 Como se explica existirem, no seio da civilização mais avançada, seres algumas vezes tão cruéis quanto os selvagens?
– Exatamente como numa árvore carregada de bons frutos há os que ainda não amadureceram, não atingiram o pleno desenvolvimento. São, se o quiserdes, selvagens que têm da civilização apenas o hábito, lobos extraviados no meio de ovelhas. Espíritos de ordem inferior e muito atrasados podem encarnar em meio a homens avançados na esperança de avançarem; mas, sendo a prova muito pesada, a natureza primitiva os domina.
756 A sociedade dos homens de bem estará um dia livre dos malfeitores?
– A humanidade progride; esses homens dominados pelo instinto do mal que se acham deslocados entre as pessoas de bem desaparecerão pouco a pouco, como o mau grão é separado do bom depois de selecionado. Então renascerão sob um outro corpo e, como terão mais experiência, compreenderão melhor o bem e o mal. Tendes um exemplo disso nas plantas e nos animais que o homem conseguiu aperfeiçoar e nos quais desenvolveu qualidades novas. Pois bem! É somente depois de muitas gerações que o aperfeiçoamento se torna completo. É a imagem das diferentes existências do homem.

Duelo

757 O duelo pode ser considerado como legítima defesa?
– Não; é um assassinato e um costume absurdo, digno de bárbaros. Com uma civilização mais adiantada e moralizada, o homem compreenderá que o duelo é tão ridículo quanto os combates que se consideraram antigamente como o juízo de Deus.
758 O duelo pode ser considerado como um assassinato por parte daquele que, conhecendo sua própria fraqueza, está quase certo de que vai morrer?
– É um suicida.
758 a E quando as probabilidades são iguais, é um assassinato ou um suicídio?
– Ambos.
Em todos os casos, mesmo naqueles em que as probabilidades são iguais, o duelista é culpado, primeiramente, porque ele atenta friamente e de propósito deliberado contra a vida de seu semelhante, e depois porque expõe sua própria vida inutilmente e sem proveito para ninguém.
759 Qual é o valor do que se chama ponto de honra em matéria de duelo?
– Orgulho e vaidade: duas chagas da humanidade.
759 a Mas não há casos em que a honra se encontra verdadeiramente ofendida e um recuo seria covardia?
– Isso depende dos costumes e dos usos; cada país e cada século tem sobre isso uma visão diferente; quando os homens forem melhores e mais adiantados em moral compreenderão que o verdadeiro ponto de honra está acima das paixões terrenas e não é nem matando nem deixando-se matar que se repara um erro.
Há mais grandeza e verdadeira honra em se confessar culpado, quando errou, ou em perdoar, quando se tem razão e, em todos os casos, em desprezar os insultos, que não o podem atingir.

Pena de morte

760 A pena de morte desaparecerá um dia da legislação humana?
– A pena de morte desaparecerá incontestavelmente e sua supressão marcará um progresso na humanidade. Quando os homens estiverem mais esclarecidos, a pena de morte será completamente abolida da Terra, os homens não terão mais necessidade de serem julgados pelos homens. Falo de um tempo que ainda está muito distante de vós.
O progresso social deixa, sem dúvida, ainda muito a desejar, mas seria injusto com a sociedade atual se não se reconhecesse um progresso nas restrições feitas à pena de morte entre os povos mais avançados e quanto à natureza dos crimes aos quais se limita a sua aplicação. Se compararmos as garantias com que a justiça, entre esses mesmos povos, se empenha para cercar o acusado e a forma humanitária com que o trata, ainda mesmo que seja reconhecidamente culpado, com o que se praticava nos tempos que ainda não estão muito distantes, não se pode negar o avanço no caminho progressivo em que marcha a humanidade.
761 A lei de conservação assegura ao homem o direito de preservar sua própria vida; não usa desse direito quando elimina da sociedade um membro perigoso?
– Há outros meios de se preservar do perigo sem precisar matar. É necessário, aliás, abrir ao criminoso a porta do arrependimento, e não fechá-la.
762 Se a pena de morte pode ser banida das sociedades civilizadas, não foi uma necessidade nas épocas menos avançadas?
– Necessidade não é bem a palavra. O homem acha sempre uma coisa necessária quando não encontra justificativa melhor; mas, à medida que se esclarece, compreende mais acertadamente o que é justo ou injusto e repudia os excessos cometidos nos tempos de ignorância, em nome da justiça.
763 A restrição dos casos em que se aplica a pena de morte é um indício de progresso na civilização?
– Podeis duvidar disso? Vosso Espírito não se revolta ao ler a narrativa das carnificinas humanas de antigamente em nome da justiça e em honra da Divindade? Das torturas que sofria o condenado, e mesmo um simples suspeito, para lhe arrancar, pelo excesso dos sofrimentos, a confissão de um crime que muitas vezes não cometeu? Pois bem! Se tivésseis vivido naquele tempo, teríeis achado isso muito natural e talvez, se juízes fôsseis, teríeis feito o mesmo. É assim que o justo de uma época parece bárbaro em outra. As leis divinas são as únicas eternas; as leis humanas mudam com o progresso e ainda mudarão até que sejam colocadas em harmonia com as leis divinas.
764 Jesus ensinou: "Quem matou pela espada morrerá pela espada". Essas palavras não são a consagração da pena de talião2 e a morte aplicada ao homicida não é a aplicação dessa pena?
– Tomai cuidado! Tendes vos enganado sobre essas palavras como sobre muitas outras. A pena de talião é a justiça de Deus; é Ele que a aplica. Todos vós sofreis a cada instante essa penalidade, porque sois punidos pelos erros que cometeis, nessa vida ou em outra; aquele que fez sofrer seus semelhantes estará numa posição em que ele mesmo sofrerá o que tiver causado. Esse é o sentido dessas palavras de Jesus, que também disse: "Perdoai aos vossos inimigos", e ensinou a pedir a Deus para perdoar vossas ofensas como vós mesmos tiverdes perdoado,ou seja, na mesma proporção em que perdoardes. Deveis compreender bem isso.
765 O que pensar da pena de morte aplicada em nome de Deus?
– É tomar o lugar de Deus na justiça. Os que agem assim estão longe de compreender Deus e ainda têm muito a expiar. A pena de morte é também um crime quando aplicada em nome de Deus, e os que a ordenam são responsáveis por assassinato.



  1. Metamorfose: mudança ou troca de forma. Transformação, modificação, alteração (N. E.).
  2. Pena de talião: punição imposta na Antiguidade, pela qual se vingava o delito infligindo ao delinqüente o mesmo dano ou mal que ele praticara (N. E.).

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

domingo, 19 de janeiro de 2014

A Sabedoria do Silêncio Interno


A Sabedoria do Silêncio Interno

Fale só quando for necessário.
Pensa no que vais dizer antes de abrir a boca.

Sê breve e preciso já que cada vez que deixas sair uma palavra,
Deixas ao mesmo tempo sair uma parte da tua energia
Desta maneira aprenderás a desenvolver a arte de falar sem perder a sua energia.

Não te lamentes nem uses no teu vocabulário
Palavras que projetem imagens negativas, porque ocorrerá em torno de ti tudo o que criaste com as tuas palavras carregadas da sua energia

Se não tiveres algo de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor calar.

Aprende a ser como um espelho: Escuta e reflete a energia.

O próprio universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque o universo aceita incondicionalmente os nossos pensamentos, as nossas emoções, as nossas palavras, as nossas ações e nos envia o reflexo de nossa própria energia segundo as diversas circunstâncias que se apresentam na nossa vida.

Se te identificas com o sucesso, serás bem sucedido.
Se te identificas com o fracasso, terás fracassos.
Assim podemos ver que as circunstâncias que vivemos são apenas manifestações externas do conteúdo da nossa fala interna.

Aprende a ser como o universo, a escutar e a refletir a energia sem emoções pesadas e sem preconceitos.
Porque sendo como um espelho sem emoções nós aprendemos a falar de outra maneira.

Com o poder mental calmo e em silêncio, sem oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais e evitando reações emocionais excessivas, simplesmente permite uma comunicação sincera e fluida.

Não te dês muita importância, e sê humilde, porque quanto mais te mostras superior, inteligente e prepotente, mais te tornas prisioneiro da tua própria imagem e mais vives num mundo de tensão e de ilusões.

Sê discreto, preserva tua vida intima,
Desta maneira livras-te da opinião dos outros e viverás tranquilo, tornando-te invisível, misterioso, indefinível, insondável como o Tao.

Não compitas com os outros, torna-te como a terra que nos alimenta, que nos dá o que necessitamos.
Ajuda os outros a perceber as suas qualidades, a perceber as suas virtudes, a brilhar.

O espírito competitivo faz o ego crescer e cria conflitos inevitavelmente.
Tem confiança em ti mesmo, preserva tua paz interna, evitando entrar nas provocações e nas armadilhas dos outros.

Nunca faças promessas que não possas cumprir. Não te comprometas facilmente.
Se ages precipitadamente sem tomares profunda consciência da situação, Vais criar complicações.
As pessoas não têm confiança em quem diz muito facilmente "sim", porque sabem que esse famoso "sim" não é sólido e que lhe falta valor.

Toma um momento do silêncio interno para considerar todos os aspectos da situação presente e toma as tuas decisões depois disso.
Assim desenvolverás a confiança em ti e a sabedoria.

Se realmente houver algo que não sabes, ou se não tens a resposta a uma pergunta que te fizeram, aceita-o.
O fato de não se saber é muito incomodo para o ego porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar sempre a sua opinião muito pessoal.
Na realidade, o ego não sabe nada, apenas crê que sabe.

Evita julgar e criticar, o Tao é imparcial e sem julgamentos, não critica as pessoas, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade.
Sempre que julgas alguém a única coisa que fazes é expressar a tua opinião muito pessoal e é uma perda da energia, é puro ruído.
Julgar é uma maneira de esconder nossas próprias fraquezas.
A pessoa sábia tolera tudo e não dirá nem uma palavra.

Recorda que tudo que te incomoda nos outros é uma projeção de tudo o que ainda não resolveste em ti mesmo
Deixa que cada um resolva os seus próprios problemas e concentra a tua energia na tua própria vida.

Ocupa-te de ti mesmo, não te defendas.
Quando fazes por defender-te na realidade estás a dar demasiada importância às palavras de outros e dás mais força ao agressor.
Se aceitas não te defender, mostras que as opiniões dos outros não te afetam, pois não passam de opiniões e que não necessitas de convencer os outros para seres feliz.

O teu silêncio interno torna-te impassível.
Faz regularmente o jejum da palavra para educares o teu ego que tem o mau costume de estar sempre a falar.

Pratica a arte de não falar.
Tira um dia da semana para te absteres de falar.
Ou pelo menos umas horas do dia de acordo com o que permitir a tua organização pessoal.
É um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado em vez de tentar explicar por palavras o que é o Tao.

Progressivamente desenvolverás a arte de falar sem falar e a tua natureza interna verdadeira substituirá a tua personalidade artificial, deixando aparecer a luz de teu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a esta força atrairás para ti tudo o que necessitas para realizar-te e libertar-te completamente.
Mas é preciso cuidar que o ego não se imiscua.
O poder mantém-se enquanto o ego fica calmo e em silêncio.

Se o teu ego se impõe e abusa desse poder esse mesmo poder converte-se em veneno, e todo teu ser se envenenará rapidamente.

Fica em silêncio, cultiva o teu próprio poder interno.

Respeita a vida dos outros e de tudo o que existe no mundo.

Não tentes forçar, manipular ou controlar os outros.

Converte-te no teu próprio mestre e deixa os outros ser o que são, ou o que têm capacidade de ser.

 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia