Meu Filho você é muito importante para nós!!!




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dúvida sobre reencarnações de animais

Dúvida sobre reencarnações de animais

Em o Livro dos Espíritos

Questão 601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma Lei progressiva. E daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.

Questão 602. Os animais progridem pela força das coisas, para eles não há expiação".

Questão 607. A alma do homem em sua origem assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, onde a sua inteligência desponta e ensaia para vida. Onde cumpre o espírito essa primeira fase? • Numa serie de existências que precedem o período que chamais de humanidade.

Questão 607a. Parece, assim, que a alma teria sido o principio inteligente dos seres inferiores da criação?

Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende a unidade? É nestes seres que estais longe de conhecer inteiramente, que o principio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida.

A revista espírita de maio de 1865 confirma:

O principio inteligente dos animais progride ate o máximo que lhe permite a sua evolução, nesta condição deverão estar forçosamente habitando um mundo superior. Quando saem dali pelo desencarne, o seu perispírito é transmutado pelos espíritos superiores e toma a forma humana, para se encarnar como espírito humano num planeta primitivo. Isto não acontece na terra.

Livro dos Espíritos

Questões 607 e 613. Não há trânsito direto dos animais que conhecemos aqui na terra para o homem primitivo.

Emmanuel

Alvorada do Reino Todos os Espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante, animaram animais, onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. O animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem caminha para a condição de anjo.

Joanna de Ângelis – Conflitos Existenciais, p. 115

O princípio espiritual adquire experiências, emoções e conhecimento através do trânsito pelos diferentes reinos da Natureza (...).

A Gênese – Cap. X, itens 24, 28 e 29

Acompanhando-se passo a passo a série de seres, dir-se-ia que cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie imediatamente inferior.

Kardec em comentário que se segue a questão 613 (Metempsicose) do LE diz: Os próprios espíritos estão longe de tudo conhecer, e sobre o que não conhecem podem ter opiniões pessoais. É assim que nem todos pensam da mesma maneira em relação aos animais. Segundo alguns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da criação. Segundo outros, o espírito do homem teria sempre pertencido a raça humana, sem passar pela fieira animal. Ainda no comentário de Kardec na mesma questão: A primeira opinião tem a vantagem de dar uma finalidade ao futuro dos animais que constituiriam assim os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes. O segundo é mais conforme à dignidade do homem. Uma pessoa com doutorado deve se envergonhar de um dia ter passado por um período pré escolar ???

Na revista espírita de 1865 Kardec escreveu: Nos seres inferiores da criação, o senso moral não existe e a inteligência esta em estado de instinto. É nesse período que a alma se elabora para a vida. Quando atingiu o grau de maturidade necessário, recebe de Deus novas faculdades: O livre arbítrio e o senso moral. Esta questão se liga ao grave problema do futuro dos animais e nos parece suficientemente elaborada. Pode-se desde já considerá-la com resolvida pela concordância do ensino dos espíritos. Em "O Consolador" , pergunta 79, Francisco Xavier responde a seguinte pergunta: Como interpretar nosso parentesco com os animais?

- Considerando que eles igualmente possuem diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências, chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita.

Leia mais!!!

Em razão de diversas perguntas que nos tem chegado sobre a nossa responsabilidade para com os animais, queremos esclarecer o seguinte:

Os animais são colocados pela espiritualidade ao nosso lado para que possam aprender conosco e nos aprendermos com eles. Como o animal tem livre arbítrio limitado, somos responsáveis por tudo que acontecer a eles e pelo que eles aprenderem de bom e de ruim. Chico Xavier em "O consolador" nos faz o seguinte alerta:

" - A zoologia é também objeto de atenção dos planos espirituais?

- Sem duvida, também a zoologia merece o zelo da esfera invisível. Mas é indispensável considerarmos a utilidade de uma advertência aos homens, convidando-os a examinar detidamente os seus laços de parentesco com os animais, dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob seu cuidado amigo. Os reinos da natureza, alias, são o campo de operação e trabalho dos homens, sendo razoável considerá-los mais sob sua responsabilidade direta que propriamente dos Espíritos, razão por que responderão perante as leis divinas pelo que fizeram, em consciência, com os patrimônios da natureza terrestre".

Abaixo colocamos também algumas perguntas que chegam ao Grupo de Atendimentos aos Animais do CELE e as suas respectivas respostas.

Pergunta: Como ocorre o desencarne de um Animal?

Resposta: Um animal, por não ter carma, salvo raras exceções, quando são utilizados na colônia espiritual para serviços especiais, não tem o que aprender no mundo espiritual. Aprendem mais encarnados do que desencarnados, portanto, assim que desencarnam são amorosamente recebidos e submetidos pela equipe espiritual ao processo de preparação para nova encarnação. Este tempo é de no mínimo o tempo necessário para gestação naquela espécie. Os animais são praticamente impelidos ao progresso e, portanto devem ser submetidos a experiências diferentes daquela que viveu em sua ultima encarnação. Raças, condição social (ex: animal de rua), finalidade (guarda, companhia, trabalho, etc.) e principalmente tutor, com quem ele possa aprender ou ensinar algo diferente. Por este motivo, a menos que tenha ficado alguma coisa muito mal resolvida entre vocês (ensinamento obtido pelo animal ou pelo homem) é pouco provável que ele reencarne na mesma família.

Na literatura espírita encontramos alguns casos em que o animal retorna ao convívio do seu antigo tutor, mas são casos especiais em que o animal ou o homem ainda tem algo a acrescentar ao seu progresso espiritual. Exemplo: Chico Xavier e Boneca (sempre se tem um algo mais a aprender com um espírito iluminado como de Chico).

Sabemos a dificuldade que é a perda de um ente querido, mas é necessário considerarmos  que assim como nossos filhos os animais também são espíritos em evolução e necessitam desta passagem para evoluírem. É natural que sintamos sua falta, mas também devemos compreender o quanto fomos importantes no desenvolvimento deles e eles no nosso.

O que pode nos servir de consolo é saber que os animais quando no mundo espiritual são superprotegidos e não sofrem como os homens que são obrigados a prestar contas de seus atos. Que talvez, num futuro próximo, entre encarnações e conforme nosso merecimento, tenhamos autorização para desfrutar por algum tempo, novamente da companhia de nosso amigo em alguma colônia espiritual.

Quem sabe em vez de procurarmos a reencarnação do nosso antigo companheiro dediquemos o nosso amor a outro espírito encarnado em outro animal que necessita nossa dedicação tanto quanto ou até mais que aquele que já passou. A espiritualidade já sabe que pode contar com você para um futuro aluno, portanto fique atento aos animais que cruzarem seu caminho.

André Luís em Conduta espírita capitulo 33 recomenda :

  • " No socorro aos animais doentes, usar os recursos terapêuticos possíveis, sem desprezar mesmo aqueles de natureza mediúnicas que aplique a seu favor. A luz do bem deve fulgir em todos os planos."

    fonte: http://www.cele.com.br/Formulario5.html

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

terça-feira, 19 de novembro de 2013

SEJAMOS NÓS A MUDANÇA QUE NÓS QUEREMOS VER NO MUNDO


 

Fonte da imagem: Luz de Gaia

SEJAMOS NÓS A MUDANÇA QUE NÓS QUEREMOS VER NO MUNDO

Pesquisadores afirmam que estamos empurrando os ecossistemas do planeta para fora do ambiente em que evoluíram e para dentro de condições totalmente novas que eles podem não conseguir suportar. As extinções são o resultado provável. (1) Em países predominantemente desenvolvidos, cerca de um bilhão de pessoas em um cenário otimista e cinco bilhões em um cenário 'business-as-usual' (mantidas as mesmas condições) vivem em regiões que irão experimentar climas extremos antes de 2050. Isso faz aumentar a preocupação com mudanças no abastecimento de água e comida, saúde humana, disseminação mais extensa de doenças infecciosas, estresse causado pelo calor, conflitos e desafios para as economias. As Nações Unidas estabeleceram como meta limitar o aquecimento global a 2º C em comparação com níveis pré-industriais para evitar efeitos catastróficos decorrentes das mudanças climáticas. (2)

A atividade solar desenvolve-se em ciclos estudados e conhecidos pelos cientistas. Essa atividade atingiu um auge durante o período compreendido entre a década de 90 e o ano 2000. Ocorrem sucessivamente ciclos telúricos no orbe, todavia hoje o que está mais evidente é o enigma da instabilidade climática, mormente em face do superaquecimento global. Considerando o calor insólito (3), sobretudo as secas surpreendentes, acreditamos estar na iminência de maiores catástrofes ecológicas, de consequências arrasadoras, em face da rota de colisão entre o homem e a Natureza.

Desde o início da revolução industrial, em 1750, os níveis de dióxido de carbono (CO2) aumentaram mais de 30%, e os níveis de metano cresceram mais de 140%. A concentração atual de CO2 na atmosfera é a maior registrada nos últimos 800 mil anos. Quais serão as consequências disso? A escala do impacto pode levar à escassez de água potável, trazer mudanças grandes nas condições para a produção de alimentos e aumentar o número de mortes por decorrência de ondas de calor e secas.

Ao se desmatar as florestas, modificar cursos de rios, aterrar áreas alagadas e desestabilizar o clima, estamos destroçando as bases de uma rede de segurança ecológica extremamente sensível. Devemos ficar atentos aos alertas dos especialistas, pois já está demasiado claro que é apenas uma questão de tempo para as consequências funestas das previsões começarem a afetar, brutalmente, as nossas vidas e, principalmente, as vidas de nossos filhos e netos. A Terra assemelha-se a um organismo vivo, com mecanismos para auto-regular suas funções. (4) Nesses últimos anos, os Estados Unidos passaram pela pior seca em mais de um século. Grandes extensões de terra da Rússia também não tiveram chuva suficiente. Até mesmo a temporada de monções na Índia foi seca. Na América do Sul, o índice pluviométrico tem permanecido abaixo da média histórica. (5)

As nações, frequentemente, lutam para ter ou manter o controle de matérias primas, suprimento de energia, terras, bacias fluviais, passagens marítimas e outros recursos ambientais básicos. "Esses conflitos tendem a aumentar à medida que os recursos escasseiam e aumenta a competição por eles". (6) Precisamos nos adaptar ao meio como os demais entes vivos neste momento.

Sabe-se que a maior parte da água potável do planeta vai para a irrigação. (7) Por essa razão, há pesquisadores trabalhando vários projetos de sustentabilidade a fim de fazer render mais a água utilizada na agricultura. Uma das propostas é a chamada "chuva sólida", um tipo de pó apropriado que espalhado no solo consegue absorver e reter água em abundância e liberar o líquido gradativamente, a fim de que os vegetais possam resistir mais tempo a uma seca.

Lamentavelmente ainda amargamos os contrastes de uma suprema tecnologia no campo da informática, das viagens espaciais, dos supersônicos, dos raios laser, ao tempo em que ainda temos que conviver com muita indiferença ao meio ambiente. Por outro lado, e menos mal nos parece, é que a necessidade de destruição da natureza "se enfraquece no homem, à medida que o Espírito sobrepuja a matéria". (8) Realmente, a consciência de proteção ambiental cresce com o nosso desenvolvimento intelectual e moral. Os recursos "renováveis" que se consomem e o impacto sobre o meio ambiente não podem ser relegados a questões de menor importância, principalmente levando-se em consideração a utilização da água potável, cuja posse no futuro pode ser o motivo mais explícito de confronto bélico planetário.

Na década dos anos 70, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) desenvolveu um produto superabsorvente feito de uma espécie de goma (9), que mais tarde foi utilizada para hidratação de vegetais. Sabemos que o meio ambiente em que renascemos constitui muitas vezes a prova expiatória, com poderosas influências sobre nosso psiquismo. Desse modo, "faz-se indispensável que a pessoa esclarecida coopere na transformação do meio ambiente para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência". (10)

"A Natureza é sempre o livro divino, onde a mão de Deus escreveu a história de sua sabedoria, livro da vida que constitui a escola de progresso espiritual do homem evoluindo constantemente com o esforço e a dedicação de seus discípulos". (11) Nesse elevado empenho, Sérgio Jesus Velasco, um engenheiro químico da cidade do México, conhecendo a invenção da USDA, desenvolveu com sucesso e patenteou uma versão diferente da fórmula gelatinosa.  Hoje, seu invento é misturado com o solo de áreas secas, e ao ser irrigado esse "gel" consegue armazenar grande quantidade de água, redistribuindo gradativamente o líquido para a plantação.

A vida no planeta depende da convivência pacífica entre o homem e a Natureza. E nós espíritas, o que fizemos, ou o que pretendemos fazer? O iluminado Mahatma Gandhi – que afirmou certa vez que toda bela mensagem do Cristianismo poderia ser resumida no sermão da montanha – nos serve de exemplo quando diz: "sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo". (12)

 Jorge Hessen

Referências:

(1)           Segundo Ken Caldeira, do departamento de ecologia global do Instituto Carnegie de Ciência, publicado no site http://br.noticias.yahoo.com/mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-radicais-est%C3%A3o-prestes-ocorrer-diz-estudo-215503432.html acesso 10/10/2012

(2)           Disponível no site http://br.noticias.yahoo.com/mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-radicais-est%C3%A3o-prestes-ocorrer-diz-estudo-215503432.html acesso 10/10/2012

(3)           Na Austrália o calor muito acima da média fez com que o serviço de meteorologia deste país adicionasse novas cores na escala de temperatura para indicar quando os termômetros ficam acima de 50°C, foram adicionadas as cores roxo escuro e magenta para representar as temperaturas entre 51°C e 54°C.

(4)           Teoria que afirma ser o planeta Terra um ser vivo. Apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, a Teoria de Gaia, também conhecida como -Hipótese Gaia, diz ser a biosfera terráquea capaz de gerar, manter e regular suas próprias condições de meio-ambiente.

(5)           Disponível no site  http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121016_alimentos_crise_dg.shtml

(6)           Trecho é encontrado na página 325 do relatório BRUNDTLAND, de 1988, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no livro "Nosso Futuro Comum"

(7)           Conforme Relatório da  ONU – Organização das Nações Unidas  -

(8)           Kardec Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed. FEB, 2001, perg. 733.

(9)           À época, a invenção foi usada principalmente na fabricação de fraldas.

(10)        Xavier, Francisco Cândido. O Consolador, ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001, questão 121

(11)        Idem , questões 27, 28

 (12)        Trigueiro, André. Espiritismo e Ecologia, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2011

fonte: http://aluznamente.com.br

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

ABRA SEU CORAÇÃO


ABRA SEU CORAÇÃO

A sala estava repleta de convidados, todos curiosos para ver a obra de arte, ainda oculta sob o pano branco.

Falava-se que o quadro era lindo.

As autoridades do local estavam presentes, entre fotógrafos, jornalistas e outros convidados porque o pintor era, de fato, muito famoso.

Na hora marcada, o pano que cobria a pintura foi retirado e houve caloroso aplauso.

O quadro era realmente impressionante.

Tratava-se de uma figura de Jesus, batendo suavemente na porta de uma casa.

O Cristo parecia vivo. Com o ouvido junto à porta, Ele desejava ouvir se lá dentro alguém respondia.

Houve discursos e elogios.

Todos admiravam aquela obra de arte perfeita.

Contudo, um observador curioso achou uma falha grave no quadro: a porta não tinha fechadura.

Dirigiu-se ao artista e lhe falou com interesse: A porta que o senhor pintou não tem fechadura. Como é que o Visitante poderá abri-la?

É assim mesmo, respondeu o pintor calmamente.

A porta representa o coração humano, que só abre pelo lado de dentro.

*   *   *

Muitas vezes mal interpretado, outras tantas, desprezado, grandemente ignorado pelos homens, o Cristo vem tentando entrar em nossa casa íntima há mais de dois milênios.

Conhecedor do caminho que conduz à felicidade suprema, Jesus continua sendo a Visita que permanece do lado de fora dos corações, na tentativa de ouvir se lá dentro alguém responde ao Seu chamado.

Todavia, muitos O chamamos de Mestre mas não permitimos que Ele nos ensine as verdades da vida.

Grande quantidade de cristãos fala que Ele é o médico das almas, mas não segue as Suas prescrições.

Tantos dizem que Ele é o irmão maior, mas não permitem que coloque a mão nos seus ombros e os conduza por caminhos de luz...

Talvez seja por esse motivo que a Humanidade se debate em busca de caminhos que conduzem a lugar nenhum.

Enquanto o Cristo espera que abramos a porta do nosso coração, nós saímos pelas janelas da ilusão e desperdiçamos as melhores oportunidades de receber esse Visitante ilustre, que possui a chave que abre as portas da felicidade que tanto desejamos.

E se você não sabe como fazer para abrir a porta do seu coração, comece por fazer pequenos exercícios físicos, estendendo os braços na direção daqueles que necessitam da sua ajuda.

Depois, faça uma pequena limpeza em sua casa íntima, jogando fora os detritos da mágoa, da incompreensão, do orgulho, do ódio...

Em seguida, busque conhecer a proposta de renovação moral do Homem de Nazaré.

Assim, quando você menos esperar, Ele já estará dentro do seu coração como convidado de honra, para guiar seus passos na direção da luz, da felicidade sem mescla que você tanto deseja.

*  *  *

O olhar de Jesus dulcificava as multidões.

Seus ouvidos atentos descobriam o pranto oculto e identificavam a aflição onde se encontrasse.

Sua boca, plena de misericórdia, somente consolou, cantando a eterna sinfonia da Boa Nova em apelo insuperável junto aos ouvidos dos tempos, convocando o homem de todas as épocas à conquista da felicidade.

  Redação do Momento Espírita, com base no verbete Jesus, do livro Repositório de
sabedoria
, v. 2, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
ed. LEAL e história de autoria ignorada.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 11 e no livro Momento Espírita, v. 4,  ed. FEP
.
Em 18.11.2013.


 
 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

domingo, 17 de novembro de 2013

A caridade mais urgente - Wellington Balbo


A CARIDADE MAIS URGENTE

Outro dia um amigo me confidenciou:
 - Sabe, Wellington, habituamo-nos, eu, meus filhos e esposa a praticar o Evangelho no Lar. Reunimo-nos todos os domingos e fazemos o estudo evangélico em nossa casa há mais ou menos uns 3 anos. Os benefícios foram grandes, não há o que discutir. Mas interessante é que meu filho caçula de 10 anos de tanto escutar a palavra caridade em nossos estudos, resolveu propor:
 - Papai, vamos colocar em prática aquilo que aqui estudamos. Vamos praticar a caridade. Gostaria muito de visitar os velhinhos, pode ser na Vila Vicentina (Instituição na cidade de Bauru que cuida de idosos). Vamos começar a ir até lá, papai.

E prosseguiu o amigo a comentar:

 - Fiquei envergonhado com a proposta de meu filho. Embora eu os ensinasse os princípios cristãos, estava longe, muito longe de praticá-los. Precisei ser alertado pelo garoto de que a caridade que eu tanto falava, para mim restringia-se apenas a uma palavra solta, sem sentimentos e proferida maquinalmente em nossos estudos domingueiros. Como você sabe, não irei aqui discorrer sobre os caracteres da caridade que são muito mais abrangente do que uma visita aos domingos, mas, confesso que fiquei mesmo envergonhado. Foi então que começamos a visitar os velhinhos. Isto já faz 1 ano. Garanto a você: recebemos muito mais do que damos, pois nessas visitas aprendemos na prática que o tempo corre célere e a contagem na Terra é regressiva, meu amigo. Um dia partiremos daqui e poderemos enfrentar a enfermidade, dor, solidão, como tantos por ai. Constatei o quão bom tornou-se essa prática em família. Estamos mais unidos, juntos e, aprendendo, de fato, que se hoje gozamos de saúde amanhã poderá ser diferente. Meus três filhos, todos em idade adolescente estão vivenciando isso e posso afirmar que mudanças significativas operaram-se no comportamento de todos eles depois desta simples prática de visitar alguém. Parece que a vida tomou um outro sentido, mais profundo, amplo. Atualmente, meu amigo, dedicamos o domingo literalmente ao seguinte trabalho: aula prática à tarde (visita aos velhinhos) e teórica à noite com o estudo evangélico.

Ao escutar todo o fato narrado pelo amigo minhas reflexões fizeram-se mais agudas no tocante à caridade em sua forma primeira que é atender o próximo em suas necessidades mais urgentes.

Lembrei-me então de uma história que consta na obra O Semeador de Estrelas de Suely Caldas Schubert.

E conta ela que certa vez o médium baiano Divaldo Franco encontrava-se desanimado, pois o ambiente era desolador. Estavam com 16 doentes em um local pequeno onde não mais cabia gente e o médium questionava-se: O que fazer, meu Deus?

Dr. Bezerra de Menezes veio em seu socorro e narrou interessante episódio:
Duas damas muito ricas da sociedade de Moscou, foram ao Teatro Bolshoi. Assistiram a uma peça, uma ópera, que retratava a história de um rei cristão que termina louco.
As duas damas, vendo aquela cena choraram, comoveram-se e todo o teatro também. Quando terminou, elas saíram e encontraram um homem, à porta, pedindo esmola. Uma delas, comovida, tirou o pesado casaco de peles para dar-lhe, pois ele estava sofrendo o frio da noite de Moscou. A outra, porém impediu-lhe o gesto, explicando:
Não faça isso! Quando chegarmos a casa mandaremos cobertores. Seu casaco é muito caro, ele não vai valorizá-lo.
Ela deteve o gesto bom e concluiu:
De fato; você tem razão. Vamos fazer como sugeriu.
Vestiu o casaco novamente, dizendo ao homem:
Daqui a pouco eu lhe mandarei cobertores e agasalhos.
Entraram na carruagem e foram para o palácio. Ao chegarem, tomaram chá com biscoitos, deitaram-se e esqueceram o necessitado. Pela manhã, a dama generosa lembrou-se do mendigo e chamando um lacaio recomendou-lhe que levasse os cobertores. Quando este chegou ao local o homem estava morto. Morrera congelado pela madrugada.

E explicou o médico dos pobres:
 - Enquanto se discute a caridade o sofredor morre ao abandono. A caridade tem que ser o socorro do momento, depois discute-se o que fará.

Maravilha de lembrança do notável Dr. Bezerra.
Quanta gente necessita dessa caridade imediata, urgente, sem tempo a perder.

De um ouvido amigo, da visita carinhosa, da palavra encorajadora, do abrigo que protege, do abraço que tranqüiliza, do telefonema que apazigua as emoções, da sopa servida em tantas instituições espíritas ou não espalhadas pelo país.

Quanta coisa pode ser feita para amainar corações dilacerados pela dor da enfermidade física ou mesmo moral. As oportunidades de praticar essa caridade urgente são imensas para não dizer infinitas.

Coloquei-me a pensar na família de meu amigo e na sugestão de seu filho: um gesto simples: visita aos idosos. Que beleza! Fico a imaginar os benefícios advindos de uma iniciativa primária, porém profunda como esta e que une toda a família em torno de um objetivo nobre:
Exercitar o amor!
Aquela família compreendeu que a teoria é importante – o estudo do Evangelho no Lar – mas ela não prescinde da prática.

Aliaram essas duas maravilhas de Deus – teoria e prática, e hoje gozam, segundo comentário do próprio amigo, de uma inefável sensação de bem estar.
Benditos aqueles que já compreenderam esta máxima e dedicam-se a prática do bem e da caridade!

Wellington Balbo é autor do livro "Lições da História Humana", síntese biográfica de vultos da História, à luz do pensamento espírita, palestrante e dirigente espírita no Centro Espírita Joana D´Arc, em Bauru. 

fonte: http://gecasadocaminhosv.blogspot.com.br/
 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Por que não lembramos de nossas Vidas Passadas - Emmanuel

 

POR QUE NÃO LEMBRAMOS 
DE NOSSAS VIDAS PASSADAS?

Não nos lembramos das vidas passadas e nisso está a sabedoria de Deus.

Se lembrássemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, não teríamos condições de viver entre eles atualmente.

Pois, muitas vezes, os inimigos do passado hoje são os nossos filhos, nossos irmãos, nossos pais, nossos amigos, que presentemente se encontram junto de nós para a reconciliação. Por isso, existe a reencarnação.
Certamente, hoje estamos corrigindo erros praticados contra alguém, sofrendo as conseqüências de crimes perpretados, ou mesmo sendo amparados, auxiliados por aqueles que, no pretérito, nos prejudicaram. Daí a importância da família, onde se costumam reatar os laços cortados em existências anteriores.

A reencarnação, desta forma, é a oportunidade de reparação, como também, oportunidade de devotarmos nossos esforços pelo bem dos outros, apressando nossa evolução espiritual.

Quando reencarnamos, trazemos um "plano de vida", compromissos assumidos perante a espiritualidade e perante nós mesmos, e que dizem respeito à reparação do mal e à prática de todo o bem possível.

"Se a provação te aflige, Deus te conceda paz. Se o cansaço te pesa, Deus te sustente em paz. Se te falta a esperança, Deus te acrescente a paz. Se alguém te ofende ou fere, Deus te renove em paz. Sobre as trevas da noite, O Céu fulgura em paz. Ama, serve e confia. Deus te mantém em paz."


Médium:Chico Xavier 
Espírito de Emmanuel

fonte: http://gecasadocaminhosv.blogspot.com.br/

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia