Meu Filho você é muito importante para nós!!!




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

terça-feira, 21 de junho de 2011

A REENCARNAÇÃO NÃO ESTÁ NA BÍBLIA?



A REENCARNAÇÃO ESÁ NA BÍBLIA?

Na verdade, em várias passagens bíblicas há claras referências da REENCARNAÇÃO. Um exemplo está em Mateus, 16:13 a 14, onde Jesus perguntou aos discípulos:
"QUE ANDAM DIZENDO DE MIM?"
E eles responderam:
"UNS DIZEM QUE O SENHOR É JOÃO BATISTA, OUTROS DIZEM QUE É JEREMIAS OU UM DOS PROFETAS."
Neste trecho, podemos observar que os judeus acreditavam na reencarnação, mas com o nome de ressurreição. Eles acreditavam que Jesus poderia ser a reencarnação de João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas.
Um outro exemplo está em Mateus 17:10: "OS DISCÍPULOS DE JESUS LHE PERGUNTARAM: O QUE QUEREM DIZER OS DOUTORES DA LEI, QUANDO FALAM QUE ELIAS DEVE VIR?
Jesus lhes explicou: "CERTAMENTE ELIAS VIRÁ PRIMEIRO, E RESTAURARÁ TODAS AS COISAS. MAS DIGO-VOS QUE ELIAS JÁ VEIO, E NÃO O CONHECERAM, MAS FIZERAM-LHE TUDO O QUE QUISERAM."
Comenta Mateus em 17:13 "ENTÃO OS DISCÍPULOS COMPREENDERAM QUE JESUS LHES FALARA A RESPEITO DE JOÃO BATISTA."
Nesta passagem, Jesus deixa claro que Elias, que muitos esperavam a volta, já veio, ou seja, já REENCARNOU, e já haviam feito com ele o que quiseram. Então, os discípulos entenderam que João Batista era a reencarnação de Elias.
Dizem que a doutrina do Carma e do Renascimento era aceita pela Igreja Cristã. Mas que a história mudou no II Concílio de Constantinopla no ano de 553. Teodora a esposa do imperador Justiniano, por ter sido ela uma prostituta, suas ex-colegas se sentiam orgulhosas e decantavam tal honra. Mas esse fato revoltava Teodora, por isso mandou matar todas as quinhentas prostitutas de Constantinopla. Os cristãos da época passaram a chamá-la de assassina e a dizer que deveria ser assassinada, quinhentas vezes, em vidas futuras. Este seria seu carma por ter mandado assassinar suas ex-colegas. A partir daí, Teodora, passou a odiar a doutrina da Reencarnação e como mandava e desmandava em meio mundo através do seu marido, resolveu partir para a perseguição sem tréguas contra essa doutrina e contra o seu maior defensor entre os cristãos – Orígenes - cuja fama de sábio era motivo de orgulho dos seguidores do Cristianismo, apesar dele ter vivido quase 3 séculos antes. Justiniano e Teodora partiram para desestruturar a idéia da preexistência do espírito, com o que estariam, automaticamente, desestruturando a da Reencarnação. Então, Justiniano publicou um édito, em que expunha e condenava as principais idéias de Orígenes, sendo uma delas a da preexistência. Não sabemos se esta história é verdadeira. Mas apesar de ser bastante interessante nós espíritas não nos apegamos a ela para acreditarmos na reencarnação. Não nos importamos se está ou não na Bíblia. Nós nos baseamos em provas científicas e não temos o intuito de provar, debater, discutir e muito menos impor nossa convicção a ninguém.
Para nós espíritas, a doutrina da Reencarnação é altamente consoladora porque nos faz compreender que Deus é bom, justo e misericordioso. Ela mostra a necessidade de vivenciarmos os ensinamentos do Cristo porque, as dores e aflições ou alegrias e felicidades, são conseqüências de nossas ações, nesta ou em vidas anteriores. Exemplo: o alcoólatra tenderá a ressurgir na carne com graves disfunções no aparelho digestivo; o fumante tenderá a ter problemas de pulmão como asma, bronquite, câncer, etc.; o suicida, dependendo do tipo de morte escolhido, renascerá com determinadas deficiências, por exemplo: se der um tiro no peito, terá problemas relacionados ao órgão lesado como coração e pulmões; tiro na cabeça poderá renascer com problemas mentais; se ingerir veneno poderá renascer com lábio leporino; se incendiar o próprio corpo sofrerá graves problemas de pele, etc. Os que lesam o próximo também ressarcirão. Por exemplo: o violento poderá ressurgir paralítico; o maledicente terá dificuldades com a voz; os que usam a inteligência para o mal, poderão renascer com lesões cerebrais, etc. Mas, todo Bem, toda Caridade que estendermos ao próximo poderá diminuir nossos débitos. Exemplo: muitas mulheres estéreis, por ter abortado em vida anterior, reverteram o carma ao adotar uma criança. Então, acreditar na reencarnação nos força observar melhor as leis divinas, porque saberemos que o plantio é livre, mas a colheita obrigatória.

Então perguntemos: "POR QUE NÃO ACREDITAR NA REENCARNAÇÃO? Alguém dirá, sem maiores argumentos: "PORQUE ELA NÃO ESTÁ NA BÍBLIA." Então diremos: "ALÉM DE ESTAR, DEVEMOS LEMBRAR QUE O RÁDIO, A TV, O COMPUTADOR, ETC., TAMBÉM NÃO ESTÃO NA BÍBLIA, NEM POR ISSO DEIXAM DE EXISTIR. NÃO É PELO FATO DE ALGUMAS PESSOAS NÃO CREREM EM DEUS QUE ELE DEIXARÁ DE EXISTIR. ASSIM É A REENCARNAÇÃO, ELA EXISTE, CREIAM NELA OU NÃO." "Ouça quem tem ouvidos de ouvir, veja quem tem olhos de ver." – esclareceu Jesus.
 
fonte: Grupo de Estudo Allan Kardec
 
************
 
 
Irene Ibelli  
 

CORPUS CHRISTI - comemoração católica


CORPUS CHRISTI - comemoração católica

 
COMO E POR QUE COMEÇOU O FERIADO DE CORPUS CHRISTI PELOS CATÓLICOS?

Segundo narração católica, uma garota chamada Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, começou a ter 'visões'. O Papa Urbano recebeu o segredo das visões da freira. Uma das visões foi interpretada como sendo a ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia. Então, nesta data os católicos passaram a comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.
Mas, o que é Eucaristia?
Eucaristia é uma palavra grega, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças", é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor". É um ritual que reproduz a última ceia, onde Jesus disse: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim", com o intenção de promover a comunhão (comum-união) entre os católicos e Jesus. A hóstia, acreditam eles, ser o próprio corpo do Cristo (Corpus Christi em latim), e o vinho o sangue.
Mas, os protestantes da Reforma de Lutero, negavam a presença real de Cristo na Eucaristia. Por isso, o catolicismo fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística nas ruas das cidades, como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Tornou-se, então, uma disputa entre católicos e protestantes, esquecendo assim o sentido do cristianismo. Por isso, vemos os católicos enfeitarem as ruas nesta data.

Então, o que significa, para os espíritas, a frase: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim"?
Jesus, na última refeição que fez com os apóstolos, tomou de um pão, deu graças e repartiu entre eles, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo" (o corpo da sua doutrina: o pão espiritual) oferecido para eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue (o sacrifício que ele se submeteria para beneficiá-los). E pediu: "façam isto em memória de mim."
Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo), em qualquer época, de qualquer religião, compartilhassem uns com os outros o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, com sacrifício, derramando sangue, se preciso fosse, assim como ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina (o cristianismo)não seria de fácil aceitação, por isso concluiu: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros." Tanto que seus apóstolos foram perseguidos e mortos barbaramente. Exemplo: Pedro, foi crucificado de cabeça para baixo; os cristãos novos morreram nas arenas comidos por leões.
E Jesus conclui pedindo que fizessem isto em memória dele, ou seja, para que seus ensinamentos não ficassem esquecidos.
O que podemos fazer para que os ensinamentos cristãos não fiquem esquecidos?
Ressuscitando Jesus em nossas atitudes e palavras e não apenas reproduzindo seus gestos e palavras. Afinal, foi Ele que nos ensinou que: "A fé sem obras (úteis) é morta."


Texto de Rudymara
fonte: Grupo de Estudo Allan Kardec

 
Irene Ibelli 
 
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A REFORMA ÍNTIMA COMEÇA NO BERÇO


Fonte da imagem: Borboleta Azul
 
 
A REFORMA ÍNTIMA COMEÇA NO BERÇO

"SERIA ÓTIMO SE NOSSOS FILHOS VIESSEM COM MANUAL DE INSTRUÇÃO !"

O pior, para nossa falta de vigilância, é que eles vêm - todos; sem uma única exceção.

O que falta é boa vontade e capacidade para a leitura das lições do dia a dia; repetidas momento a momento.

Como dissemos em nosso livro básico, para repensar o conceito educação: Educar para um Mundo Novo, educação é a construção do ser humano, existência após existência.

Nos dias contemporâneos a educação ainda é um sério problema, pois está voltada apenas para a instrução; nem sempre voltada para o bem pensar. Tudo será diferente quando nos lembrarmos, sempre, que o ser humano é essencialmente o Espírito.

Então, é preciso educar o Espírito?

Mas, como educar aquilo que se desconhece?

Quem é esse Espírito?

O que veio ele fazer aqui desta vez?

Nada complicado para quem tem olhos de ver, ouvido de ouvir e alma de sentir.

A criança é um Espírito tão antigo, comprometido e endividado quanto nós e traz, ao nascer, um conjunto de tendências, impulsos, compulsões e uma personalidade própria que, ainda deixa muito a desejar. A isso, será acrescentado o conjunto das influências que receber da famíília e da sociedade.

Da adolescência em diante, ao retornarem os impulsos sexuais, é que ela reforma o que deseja e da forma que queira e que esteja capacitada.

Mas, o que é sociedade atual acrescenta em valores e atitudes de bem pensar aos seres problemáticos que retornam?

Nada ou pouco: ou pior, estimulam o mal pensar.

Ensinar ás crianças as leis da vida e o bem pensar.

Esse seria o papel da verdadeira educação. Como bem Educar?

Da concepção aos primeiros anos de vida o Espírito está na vitrina. Está exposto mostrando o que veio melhorar e o que veio corrigir na atual existência.

É possível e fácil ajudar o Espírito a reformar suas más tendências já na infância. O que pode ajudar a melhorar as relações humanas em pouco tempo quando o foco da educação for apontado para a educação do Espírito.

Tudo isso deve ser feito com a máxima urgência, pois:

Estresse crônico: o Espírito ainda criança, em perigo.

O Espírito em idade infantil nesta existência, criança, na atualidade está exposto a mais compromissos e cobranças do que muitos adultos.

A quantidade de toxinas físicas, emocionais e afetivas; a que a criança está exposta é brutal. Daí, não é preciso ser vidente para visualizar a mortandade física que se aproxima.

Daqui em diante:

É mais fácil uma pessoa de setenta chegar aos cem anos; mesmo que de forma pouco util a si mesma e ao coletivo; do que uma criança de dez completar quinze.

Em época de transição (era do descartável):

Graças a Deus!

Que sejam levadas para depósitos de recicláveis do Universo.

Américo Canhoto - Jornal Espírita

Fonte: Comunidade Espírita

************ 

O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser...
Ah!!! Que maravilha!!!
O amor atingiu a maioridade e se tornou compaixão...
 
Irene Ibelli