Meu Filho você é muito importante para nós!!!




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

sábado, 25 de dezembro de 2010

Carma: punição ou reequílibrio?

Por Agnaldo Cardoso

Nós sabemos o que seja carma? Por que, parece, que carma virou explicação para todo problema, toda situação triste ou infeliz na vida das pessoas. Mas quem é esse tal de carma? De onde ele vem?
Inicialmente, é importante entender, que não devemos nos prender demais ao conceito de carma. Essa é uma posição da filosofia oriental que tem aproximações com a Lei de Causa e Efeito apresentada pelo Espiritismo, mas há distinções em relação ao entendimento disso na prática.
Quando se usa o termo carma, há uma conotação de fatalidade, enquanto que a Doutrina enfatiza a possibilidade de minimizar ou até eliminar as ocorrências de sofrimento, mediante uma ação positiva no bem.
Carma, meus irmãos, ao invés de ser um castigo como muitos pensam, é sinônimo de reequilíbrio.
E a vida material é a maravilhosa e insubstituível escola que possibilita que aprendamos e tomemos consciência das nossas atitudes erradas nesta e em vidas pretéritas.
Mas como é que o carma aparece? Do nada? Em um passe de mágica? Não! O Princípio do Livre Arbítrio dá ao homem o direito de escolher seus caminhos, de ser o autor de sua história, o construtor do seu destino. Entretanto, o Princípio de Causa e Efeito, Plantação e Colheita, torna o homem refém de seus atos, das suas escolhas.
Nós construímos nosso carma, no exercício do nosso livre arbítrio, na escolha de nossas opções. E optar, não é o que sempre estamos fazendo? Ajudo ou prejudico? Cuido da minha saúde ou me vicio em drogas? Sou amigo ou inimigo? Prego a paz ou fico criando intrigas? Elogio ou critico? Trabalho ou fico ocioso? Construo ou quebro? São as nossas escolhas! Nossas decisões!
Nós, meus queridos irmãos, somos os únicos responsáveis pela escolha do nosso caminho. O problema, é que, após a escolha, temos que trilhar pelo caminho escolhido! Útil, não é necessariamente aquele que quando está na erraticidade, solicita reencarnar como um deficiente, para purgar atitudes equivocadas. Muito mais importante é aquele que procura, quando está encarnado, adquirir condições para, na próxima vez, reencarnar perfeito, para auxiliar, construtivamente, os seus irmãos.
A expiação, muitas vezes, por conta de uma visão distorcida, soa como castigo divino. Mas, nós, espíritas, sabemos e devemos demonstrar pelo exemplo, que as deformidades físicas não estão punindo, mas eliminando as deformidades perispirituais, que causamos anteriormente. Podemos atenuar, ou mesmo eliminar, as situações cármicas? Sim, por atos de amor. Cabe a nós demonstrarmos "que o amor cobre uma multidão de pecados". As pessoas quando enfrentam uma situação difícil, seja ela física, financeira ou psicológica e que não sabem, não conseguem, nem desejam modificá-la, enfrentando-a, costumam dizer: – Não posso mudar. É meu carma. Eu sou assim! É a anestesia da consciência! É o famoso complexo de Gabriela! Sabem aquela música? Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim... E com isso, tenta esquecer que a sua obrigação é mudar! É progredir!
Dentro desta verdade divina, não existe o perdão de Deus, pois recebemos segundo o que obrarmos, ou seja, segundo o que fizermos. Deus não nos criou para nos punir! Deus é amor... e o Carma não é punição Divina: é conseqüência retificadora. Considerando que a Lei de Causa e Efeito, é uma Lei Divina, e que as Leis Divinas foram escritas por Deus, conclui-se que: "Na natureza não há prêmios ou castigos. Há conseqüências"!
A falsa noção de carma inflexível nos conduz a dois grandes erros. Um é que o Espiritismo, prega ou endossa a necessidade da dor; isto não é verdade.A dor só seria uma necessidade, se o Espiritismo pregasse que todos deveríamos ser um grupo de masoquistas! O que a Doutrina dos Espíritos demonstra com clareza, é a utilidade da dor, quando persistimos no egoísmo, no orgulho, na vaidade e demais defeitos lesivos à comunhão de solidariedade com os semelhantes. A dor não é uma criação divina. A dor é criação de quem sofre!
O outro erro é a crença de que a Doutrina Espírita, aconselha o conformismo diante da "má sorte"; isto também não é correto; o que ela ensina é a resignação, atitude bastante diferente, adequada para nos fazer aceitar sem desespero aquilo que não podemos mudar.
Compreendamos, o carma como espécie de conta corrente das ações que praticamos no Banco deste mundo, onde há séculos caminhamos endividados, cadastrados no SPC da vida, pela constante emissão de cheques sem os necessários fundos de bondade, caridade, amor, etc... resgatemos nosso débito, limpemos o nosso nome no SPC, emitindo cheques com a devida provisão de fundos e isso é possível, através da prestação de serviços de caridade ao próximo, e estejamos convencidos de que, dessa forma, tanto economizaremos lágrimas, como conquistaremos um bom saldo de felicidade
"Aquele que muito amou foi perdoado, não aquele que muito sofreu." O amor é que cobriu, isto é, resgatou a multidão de pecados, não a punição ou o castigo.
Transformar ações, amando, é alterar nosso carma para melhor, atraindo pessoas e situações harmoniosas para junto da gente. É, em última instância, a nossa indispensável e indelegável reforma íntima!
Nós decidimos, nós plantamos e nós colhemos!
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se queremos mais amor no mundo, criemos mais amor no nosso coração.
Se queremos mais tolerância das pessoas, sejamos mais tolerantes.
Se queremos mais alegria no mundo, sejamos mais alegres.
Nossa vida não é uma sucessão de coincidências, de acasos, nossa vida é a simples conseqüência de nós mesmos!!!
Fonte: http://www.feal.com.br/

Carma, destino, liberdade


Carma, destino, liberdade


Carma ou karma é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta ejainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas conseqüências. Este termo, na física, é equivalente à lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo homem ele pode esperar uma reação.
Destino diz respeito à ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos. Encadeamento de fatos supostamente fatais; fatalidade. Entidade misteriosa que determina as vicissitudes da vida.
Liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários. Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Poder de exercer livremente a sua vontade
(Fonte: Wikipedia)
Somos espíritos eternos. Esta é a afirmativa da maior parte das religiões. Se somos espíritos eternos, há um criador, uma força inteligente que governa o universo e tudo o que nele habita. Entretanto, quando pensamos em "vida eterna", muitas questões surgem. Usamos palavras novas para conceitos antigos, sem aprofundamento. Esta falta de filosofia, reflexão e poesia desumaniza e se reflete em nossas atitudes cotidianas em forma de consumismo, imediatismo, incoerência entre discurso e prática. Por exemplo, se acreditamos em "destino", no sentido literal, podemos dizer que nascemos com nosso presente e futuro escritos e previstos. Não conseguiremos jamais escapar desta cadeia de acontecimentos e até pensamentos. Independentemente do que façamos, o que tiver que acontecer, fatalmente acontecerá. A liberdade, sob esta visão, não existe. Ou podemos dizer que temos por destino o céu ou o inferno, o juízo final etc. Sempre definitivo.
O espiritismo resgatou o conceito oriental de karma, substituindo a concepção de destino para "causa e efeito", pela crença na reencarnação, no "a cada um segundo suas obras". Deste ponto de vista, os acontecimentos atuais são resultado do "mau uso" da liberdade no passado. Portanto, o presente é o efeito de uma causa anterior. "A causa é a mola oculta que aciona a vida universal" (Victor Hugo/Fernando de Lacerda, No país da luz III, p. 205). Entretanto, algumas pessoas argumentam que, se existem pessoas sofrendo, estão "expiando" erros passados e por isso "merecem" tal situação. Significa, no fundo, e sem que a pessoa muitas vezes perceba: "bem feito para ele, que está sofrendo". Ora, entre muitos equívocos e confusões podemos dizer que os que assim se pronunciam se sentem "superiores" e algumas vezes "vingados" em relação a outras pessoas. Ou ainda, que têm como paradigma de felicidade as conquistas materiais, o sucesso, a saúde. Além disso, há uma outra tendência, a de atribuir também ao karma uma idéia fatalista: "não tenho o que fazer porque este é meu carma".
Norteados pela crença na eternidade da vida, na justiça, misericórdia e Amor de Deus, destacamos alguns pontos para equacionar a relação entre causa, efeito e liberdade:
1. Em qualquer situação, a nossa atitude é mais importante que os acontecimentos. É o que revela a nossa verdadeira face para nós e para os outros; é o que possibilita a superação de nossos limites.
2. Luta, aprendizagem, desafio e aperfeiçoamento são, na verdade, as palavras que melhor definem "problema", "dificuldade", "sofrimento" e "superação".
3. O ponto de partida não pode ser pior ou igual ao ponto de chegada. Desta forma, a função de cada um de nós é colaborar com Deus para o desenvolvimento da sociedade em geral e das pessoas mais próximas. Assim é o processo de evolução: compartilhado, solidário, fraterno, baseado no amor.
4. Estamos a cada dia criando novas causas, a ponto de muitos problemas atuais serem o resultado de atitudes nossas recentes, desta mesma encarnação. Os efeitos de causas passadas podem ser atenuados ou mesmo transformados a partir de nossa atitude de renovação. Começamos a girar o leme em direção a outros horizontes. Modificando nosso interior e nossas atitudes, poderemos evitar muitos obstáculos desnecessários à nossa evolução como espírito eterno que somos.
5. Finalmente, é necessário estudar, fazer uma revisão de nossa filosofia de vida. Qual a nossa prioridade real? O que nos move e motiva hoje é o que teremos em nosso caminho amanhã. Por esta razão Jesus disse: "onde estiver o teu tesouro, aí estará teu coração". Onde está o nosso tesouro?
Sobre esses assuntos:
O problema do ser, do destino e da dor – de Léon Denis
Evolução em dois mundos e Ação e reação – André Luiz / Chico Xavier

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

INAUGURAÇÃO DO BLOG 'CARAVANA DO SUCESSO E DA SAÚDE'

      
    BLOG 'CARAVANA DO SUCESSO E DA SAÚDE'


Amigos, digito a vocês com muitas lágrimas de emoção e alegria, tendo acabado de ler o email da mãe do querido Erick Ibelli, a  nossa irmã Irene Ibelli, informando sobre o trabalho de apoio aos jovens dependentes químicos que iniciam agora, ela e sua filha Vanessa Ibelli, através deste blog que acabam de criar, atendendo ao pedido que Erick fez em sua última mensagem  'SEM DROGAS, SEM AÇUCAR, MAS COM MUUITO AFETO !'

Erick Ibelli, que revelou ao mundo ter vestido a personagem de Getúlio  Vargas, ex-presidente do Brasil, na mensagem  ' JOVENS, VOTEM NO AMOR ! " é esse espírito de luz que começa agora a auxilar a Terra ao lado dos mestres e seres espirituais que amam a humanidade, cumprindo nova missão espiritual ao lado do espírito de Luiz Sérgio e a sua 'Caravana do Sucesso e da Saúde'.

Lembrando que este projeto espiritual tem o respaldo cósmico de Arcanjo Rafael, Mestra Nada, Ashtar Sheran, Meimei, Cacique Pena Branca e Vovó Catarina das Santas Almas do Cruzeiro Divino.

Rosane Amantéa
****************
E-MAIL ENVIADO PARA A ROSANE

Querida amiga Rosane,
Quando puder de uma olhadinha no blog que acabei de criar.Por enquanto comecei pelo blog (http://caravanadosucessoedasaude.blogspot.com) , pois precisamos estudar como iremos fazer este trabalho em conjunto com a Caravana do Sucesso e da Saúde. Eu e minha filha Vanessa pensamos em fazermos palestras na própria instituição, porque precisamos de alguma estrutura para podermos ajudar estes jovens,  acho que o blog é um grande começo.  Acredito que estamos preparadas, mas o apoio psicológico tanto para eles, quanto para nós, é importante, pois o assunto é muito sério. E os jovens são difíceis e às vezes violentos. Sabemos que nas instituições os jovens às vezes são maltratados, violentados e com certeza, como o Erick falou, não têm carinho, afeto, atenção e muito menos amor.

QUE JESUS ILUMINE A TODOS NÓS!!!


Um abração, minha querida amiga,


Irene Ibelli


                                              
                                                             *****************


Amigos,

Mais uma mensagen lindíssima de nosso anjinho Erick, que está presente em nossas vidas de uma maneira muito, muito especial. 

Na mensagem anterior  ele nos falou do trabalho do Luíz Sérgio relacionado com as drogas, mas nós aqui não tínhamos uma idéia clara ainda a respeito desse trabalho.

E como sempre ele veio clarear as nossas mentes. Então, seguindo o teor das mensagens do Erick recebidas anteriormente pela Rosane Amantéa, esta veio para orientar a todos nós em relação às prioridades do momento. 

Só que agora não podemos mais ficar na periferia das dificuldades que nossos jovens estão enfrentando nas ruas. 'O que estes jovens precisam é de afeto, amor, carinho e principalmente de atenção'. 

'Então, pelas dificuldades em organizar este trabalho, estamos convocando quem estiver disposto a colaborar   de alguma maneira:

Seja nos enviando artigos sobre o assunto, nos ajudando a organizar as reuniões e principalmente o local físico para tal. Na realidade é um trabalho muito complexo e ao mesmo tempo muito simples. Isto é, devemos em muitos casos apenas ouvir, em outros tentar levar esses jovens a amarem a si mesmos. 

Então para começar criei um blog, assim poderemos pescar algum jovem mais receptivo. 

Aguardamos a opinião de vocês em relação a este trabalho de misericórdia a todos os jovens que necessitam de pessoas de boa vontade para resgatá-los do abismo em que se encontram. Se estamos aqui neste momento tão difícil para toda a humanidade, deve ser para sermos úteis de alguma forma. A sociedade precisa acordar, pois o problema é de todos nós!!!

O que será do futuro de nosso planeta???

Olhem o lixo nos rios, nos mares, nas ruas... Olhem os jovens se perdendo nas drogas... Olhem as pessoas se prostituindo... Olhem as pessoas preocupadas em consumir...consumir... Olhem os jovens necessitando de  afeto e atenção... Sabemos que um dia colheremos, o que hoje estamos plantando...

A vida continua, graças a Deus!!!

Um abração a todos, 

Irene, Vanessa, Ibelli e os jovens da Caravana do Sucesso e da Saúde.

Endereço do blog:    

http://caravanadosucessoedasaude.blogspot.com

                                     
                                             ***********************
GRAÇAS A DEUS, MAIS UM FOCO DE LUZ NA TERRA !!!!!

ESPERAMOS QUE HAJA COLABORADORES A ESTE BLOG 'RECÉM NASCIDO' E A ESTA  'POSSÍVEL'  NOVA INSTITUIÇÃO QUE POSSA ADVIR DO APOIO DE PESSOAS SIMPATIZANTES DESTE TIPO DE AUXÍLIO NA TERRA.

BÊNÇÃOS E LUZES DIVINAS SE DERRAMEM SOBRE ESSE PROJETO E SOBRE TODOS OS QUE SE DOAM A ESSE INTENTO DE AMOR !!! 
Rosane Amantéa


                                                      http://rosane-avozdoraiorubi.blogspot.com/

domingo, 19 de dezembro de 2010

A CERTEZA DA VIDA APÓS A MORTE


A CERTEZA DA VIDA APÓS A MORTE

            Com a fé raciocinada que o Espiritismo oferece, e graças ao seu extraordinário laboratório mediúnico, o Homem passa a ter a prova e, consequentemente, a certeza da vida após a morte do corpo físico.
            Enquanto as outras religiões apenas alegam a imortalidade da Alma, o Espiritismo evangélico fornece provas incontestes dessa imortalidade, porque repousa suas bases nos fenômenos mediúnicos, por onde os Espíritos se manifestam. E o que é mais importante: dá um golpe de morte no Materialismo, ao demonstrar que a Vida não termina no túmulo.

Livro:   Bases do Espiritismo – Parte I
            Jarbas Leone Varanda
            UEM – União Espírita Mineira

Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo.